Postura, precisamos falar sobre isso!

A importância da postura ao tocar e cantar.

Postura, precisamos falar sobre isso!

Como anda sua postura ultimamente? Assim como na vida secular no trabalho, ou até mesmo em tarefas corriqueiras, como usar o telefone, o movimento de um músico na performance é de suma importância.

A forma como o artista se posiciona deveria ser mais que um diferencial. O movimento saudável é o que garante sua permanência no mundo da música até uma idade avançada, além de levá-lo a patamares cada vez mais altos quanto à técnica instrumental.

Nesse artigo vamos falar sobre a "postura correta" na hora de tocar e cantar. Dores e lesões são comuns nas pessoas que possuem partes do corpo travadas e não integradas ao movimento geral do corpo.

 

Confira algumas dicas para um bom movimento:

• Uma boa postura é aquela que é balanceada, onde há dinamismo e cooperação no movimento de todo o corpo. É muito comum as pessoas travarem os quadris na hora de sentar para tocar ou ao se colocarem de pé para cantar. Isso causa uma compensação nos músculos posturais e até nos músculos dos braços.

• A cabeça deve estar alinhada à coluna vertebral. No entanto, não fixe a cabeça, de forma que ela fique sem movimento. Esta é uma posição inicial e final apenas. Uma importante dica de Mapeamento Corporal é que a coluna vertebral não fica na costas, na parte posterior do corpo, como muitos imaginam. Além do que ela não é reta como um cabo de vassoura. Ela possui curvaturas e está centrada no corpo. Isso mesmo, ela fica no meio do corpo. Se você soubesse disso, não tentaria alinhar a cabeça com as costas, mas sim com o meio do seu corpo.

• Durante o cantar, não deixe descair o corpo. Mas cuidado, você nunca deve assumir aquela postura militar. A respiração correta é uma grande aliada na estruturação correta do corpo. Respirar de forma rasa (aquela com o peito) faz "deixar cair" o tronco a cada expiração, até ficarmos daquela forma desleixada. A respiração correta envolve o movimento das costelas, a flexão do diafragma que empurra os órgãos na cavidade torácica e pélvica, fazendo expandir a barriga para inflar os pulmões. Mas veja que os ombros não sobem ao inspirar. Métodos de respiração utilizados em terapias orientais ensinam a respiração segundo a anatomia do corpo humano. Vale a pena conferir o Lian Gong, por exemplo, que pode ser feito em casa. E isso é algo vital para TODOS os músicos, não apenas para os cantores.     

• A estruturação integrada do corpo é para ser praticada em todo tempo, se você estiver cantado/tocando ou não. É importante que isto se torne um hábito inconsciente. Em suma, a postura correta é sempre "a próxima", ou seja, nenhuma postura estática é o correto.

 

Quando você trava seu corpo em uma posição apenas, compensações vão acontecer porque o corpo foi feito:

1.       para trabalhar como um todo, com todas as partes integradas funcionando em cooperação;

2.       para movimentar-se constantemente. Observe grandes músicos e veja como eles se movimentam o tempo todo.

Faça bonito na sua apresentação. Movimente-se. Aprenda sobre o seu corpo (conhece-te a ti mesmo). Se você quiser saber mais sobre movimento corporal para músicos, conheça a técnica do meu coach Doug Johnson, Kinematic Integration.

Compartilhar este artigo:

Posts relacionados:

Olá, deixe seu comentário para Postura, precisamos falar sobre isso!

Enviando Comentário Fechar :/